Networkers 2008
Cisco destaca inovações em evento que concentrou o mercado de tecnologia em São Paulo no fim de maio
O tema “Ignite Innovation”, adotado pelo Networkers 2008, não poderia ser mais apropriado. A Cisco realmente inflamou os desejos de inovação dos mais de 2 mil participantes do evento promovido em São Paulo na última semana de maio, este ano em sua sexta edição. Com mais de 60 sessões de temas relacionados a tecnologia, palestras, painéis, demonstrações de soluções e eventos paralelos, além da exposição em que os principais parceiros da empresa no país apresentaram seus produtos e serviços, o Networkers 2008 ainda contou com a apresentação de cases de sucesso, bem como com os treinamentos e certificações da Networking Academy, que atendeu ao público formado por profissionais do setor que buscam treinamento, informações sobre tecnologias avançadas e atualização sobre as principais tendências do setor.
 
Visão de futuro
 
O que não faltou foram novidades, traduzidas em visões de futuro. Um dos maiores destaques entre as apresentações foi a palestra do vice-presidente mundial da Cisco, Carlos Dominguez, que “conversou” com o CEO e presidente mundial da companhia, John Chambers, por meio da tecnologia da telepresença – uma das grandes atrações do evento. “Queria algo parecido com Star Trek”, brincou Chambers, cuja aparição digital por meio desta tecnologia foi a segunda em um grande evento da empresa.
 
O presidente da Cisco no Brasil, Pedro Ripper, expôs os pilares nos quais se apóia a visão digital da empresa para os próximos anos: mercados emergentes (destaque para o Brasil), novos conceitos de data center e novas tecnologias de colaboração. Segundo ele, a arquitetura de rede mudará radicalmente. As aplicações em vídeo representarão 80% do tráfego mundial de internet em 2011; atualmente, o volume de dados movimentados pelos seus maiores serviços de vídeo encontrados na internet já corresponde a todo o tráfego da rede registrado no ano 2000.
 
Outro movimento marcante será a transformação das formas de conexão à rede. Se a vida digital começou dentro do PC, que ainda mantém seu papel relevante, em um futuro não muito distante o computador não será mais o centro das atenções: todos os aparelhos estarão ligados à internet sem intermediários, ganhando vida própria. Os porta-retratos IP, com capacidade automática de atualização de fotos em tempo real antecipam esta tendência.
 
O foco no usuário está no centro do mundo da internet. Uma de suas marcas será a experiência mais rica e interativa. O executivo, que detalhou as possibilidades decorrentes da tecnologia de terceira dimensão para a navegação na web, citou como exemplo do que vem por aí a ferramenta de busca Searchme, que exibe os resultados da pesquisa em 3D, com sensibilidade dos campos de pesquisa por meio de ícones que interagem diretamente com o que está sendo pesquisado e filtragem de resultados.
 
Tecnologia competitiva
 
A Cisco premiou durante o evento as empresas vencedoras do Cisco Networkers Innovation Awards, que mais se destacaram no uso da tecnologia como um diferencial competitivo. O projeto do supercomputador Netuno, do Centro de Computação de Alto Desempenho de Geofísica e Oceanografia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), foi considerado o melhor projeto em Data Center. A máquina beneficiará, além da UFRJ, mais 16 instituições nacionais de ensino e pesquisa. Já na categoria Banda Larga e Serviços o premiado foi o projeto Londres, da GVT, que disponibiliza serviços avançados para os usuários.
 
A Embratel ficou com o prêmio de Comunicação Unificada e a Tim foi destacada pelos serviços de última geração com o celular 3G. A categoria de uso de vídeo utilizando redes IP premiou o HSBC Vídeo Portal, TV corporativa considerada inovadora pela flexibilidade alcançada em seus processos de treinamento para as equipes da empresa.

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: LGPD

Filename: views/inc_rodape.php

Line Number: 161

Backtrace:

File: /home/storage/9/cb/3b/partnersalesbeta/public_html/app/views/inc_rodape.php
Line: 161
Function: _error_handler

File: /home/storage/9/cb/3b/partnersalesbeta/public_html/app/controllers/Modulo.php
Line: 127
Function: view

File: /home/storage/9/cb/3b/partnersalesbeta/public_html/index.php
Line: 195
Function: require_once