NVIDIA realiza encontro com mercado financeiro para apresentar GPU's de alto desempenho.
A NVIDIA realizou em parceria com a Integradora Risc no dia 30 de abril em São Paulo, um encontro para o mercado financeiro, entre bancos, seguradoras e empresas que necessitam de alto poder de processamento.
As Soluções NVIDIA para a vertical de Finanças vão desde as Placas GPU (Graphics Processing Unit) utilizadas para acelerar os cálculos matemáticos em soluções de Inteligência Artificial, até os Servidores de Alta Capacidade (HPC – High Performance Computing) contendo até 16 placas GPU em cada Servidor.  Por exemplo:  um servidor NVIDIA DGX2 com 16 GPU´s poderia substituir cerca de 300 Servidores convencionais para a realização de cálculos matemáticos e algoritmos utilizados em soluções de Machine Learning. 
Marcel Saraiva Enterprise Channel Manager da NVIDIA, conduziu a apresentação de negócios com exemplos práticos do dia a dia destas instituições onde o intuito do evento foi levar ao mercado de finanças uma rica e bem estruturada apresentação da plataforma de soluções para demandas específicas como segurança (prevenção a fraude), validação de crédito, melhoria de ofertas para os clientes e soluções de Virtualização de Desktop/workstations (VDI) aceleradas em GPU, trazendo mobilidade, alto desempenho e segurança paras as instituições. Para essas demandas a família de GPU’s TESLA da NVIDIA é a solução ideal para IA (Deep Learning e Machine Learning), e para VDI a Solução NVIDIA GRID aceleradas em GPU paras as instituições permitindo entregas muito mais rápidas, eficientes e com alta precisão.  
A RISC, integradora parceira da NVIDIA que atua há 20 anos no Mercado de Soluções de infraestrutura corporativa, envolvendo Servidores, Storages e Networking para grandes capacidades, além de já prover uma série de Serviços para algumas das mais renomadas instituições financeiras, auxilia os clientes com um trabalho consultivo, orientando qual a melhor plataforma para atender às necessidades, auxiliar no dimensionamento desta solução, ofertar produtos e serviços de implementação. Renato Terada, diretor da integradora e parceiro certificado para soluções NVIDIA trouxe toda sua expertise para orientar, instruir e atender os convidados do mercado de finanças.
Terada afirmou que “As GPU´s NVIDIA contribuem sobremaneira para a redução do espaço físico ocupado hoje pelos servidores tradicionais que não se utilizam da capacidade de processamento das GPU´s onde um servidor NVIDIA com 16 GPU´s pode substituir até 300 Servidores tradicionais, imagine o impacto em redução de custos de aquisição, energia e manutenção”. 
“Considerando atender as necessidades e entendendo o problema que o cliente precisa resolver, conseguimos trabalhar com uma solução customizada para esse cliente.  E quando falamos em solução, é muito importante entender que é algo que envolve software e hardware, a NVIDIA trabalha em todo ecossistema para garantir a compatibilidade do software, bem como a eficiência do mesmo, utilizando a capacidade máxima de processamento. O impacto que a inteligência artificial traz ao mundo dos negócios gera infinitas possibilidades pois até bem pouco tempo, essas tecnologias não poderiam ser usadas por falta de dados e depois pela falta de capacidade de processamento. Hoje em dia as empresas estão gerando uma quantidade de dados incrível, e a NVIDIA trouxe um poder computacional para o mercado que habilitou qualquer empresa, de qualquer tamanho a inovar com soluções de Inteligência Artificial”, afirma Saraiva
    As Soluções de Inteligência Artificial sempre vão demandar um poder computacional enorme baseando-se em análise de grande quantidade de dados (BIG DATA) que cresce exponencialmente a cada dia, aliada à criatividade de muitos desenvolvedores em achar soluções para problemas nunca antes endereçadas pelo mercado.  
A velocidade com que novas soluções surgem no mundo dos negócios é extraordinária.  É importante se adaptar a estes novos tempos, onde a velocidade e o custo para realização de alguns serviços serão essenciais para a sobrevivência das empresas.  
“A tecnologia utilizada em infraestrutura de TI pode ser um diferencial de mercado enorme para as empresas.  No caso das GPU’s NVIDIA, a relação custo x benefício é extremamente favorável, visto que tem uma performance incrível com pouco investimento.   Muitas vezes não somos chamados para oferecer nossas soluções por desconhecimento do mercado pelos nossos produtos.  Nosso grande trabalho hoje é para divulgar cada vez mais nossos produtos”, afirma Terada. 
A NVIDIA tem a missão de quebrar o paradigma de uma empresa de games para uma empresa de soluções corporativas “Obviamente não será feito do dia para noite, é uma jornada , a boa notícia é que a área corporativa vem crescendo de forma acelerada, e com a expansão das soluções de IA para praticamente todas as verticais a NVIDIA já vem ocupando um espaço e atenção de muitas empresas, desde Startups até grandes corporações, o que é muito importante para um posicionamento efetivo no segmento corporativo” finaliza Saraiva.
Levando em consideração que o mercado brasileiro ainda tem um longo caminho para atingir a maturidade quando comparado a outros mercados. O mercado de finanças no Brasil tem liderado a adoção de novas tecnologias no Brasil e serão capazes de implementar diversas soluções inovadoras. 
Hoje a NVIDIA já está presente nas ofertas dos principais fabricantes de servidores com Dell, HPE, CISCO, IBM, etc. Soluções de Storage com PureStorage, Netaap, etc.  Para soluções de virtualização a empresa já atua com os principais players como VMWare, Citrix e Microsoft.
Em seu programa de canais NVIDIA, (NPN), os parceiros que fizerem parte, terão acesso a uma lista de treinamentos e certificações on-line sem custos. Esse material é separado por competências associadas as soluções como NVIDIA GRID (VDI), DGX e TESLA. Para treinamentos mais específicos de Inteligência Artificial a NVIDIA recomenda o Deep Learning Institute que tem uma lista enorme de treinamentos e certificações que iniciam com valores bem atrativos em torno de US$30,00.
Renato Terada finaliza “Estamos vivendo uma nova era onde a criatividade humana para desenvolvimento de novas aplicações encontrará poucas limitações tecnológicas para suas realizações.  O acesso às novas gerações de equipamentos como a GPU NIVIDA e HPC´s, será um grande aliado a estes desenvolvedores que poderão transformar em realidade ideias antes não viáveis do ponto de vista tecnológico.  O céu é o limite.”