Para fazer negócios
Ponto de Encontro 2008, promovido pela Tech Data, reflete disposição da distribuidora em apoiar os negócios das revendas com ações como expansão do portfólio e maior proximidade
 
O evento anual promovido pela Tech Data para se aproximar das revendas parceiras refletiu o momento pelo qual passa a distribuidora no Brasil. Com o tema “Empreendedorismo – o ponto alto de seu negócio”, a empresa reafirmou sua disposição de apoiar os negócios dos canais com ações voltadas à colaboração com a excelência da gestão de seus parceiros, bem como com iniciativas de expansão de atendimento e de portfólio.
 
De acordo com a diretora geral da Tech Data no Brasil, Alejandra Molina, o crescimento do evento, que contou com mais de 1000 revendas e 22 expositores, reflete o crescimento da empresa no país, acima do projetado. Entre as ações voltadas ao apoio aos parceiros para o sucesso de negócios, ela alinha a expansão do portfólio da distribuidora, que agora agrega soluções de network para empresas de todos os portes graças à incorporação da
 
Cisco e da Netgear ao rol de marcas distribuídas, bem como a abertura da primeira filial da empresa no Brasil, em Recife. “Esta iniciativa traduz a estratégia de proximidade cada vez maior com as revendas, que no ano passado se refletiu em ações como a estruturação da equipe de vendedores externos. Empreendedorismo é fazer acontecer, e esperamos que os canais contem conosco para fazer negócios”, destaca Alejandra. “Com a nova filial, vamos oferecer benefícios especiais para nossos parceiros das regiões Norte e Nordeste, como redução no prazo de entrega, atendimento local e campanhas exclusivas.”
 
O crescimento da Tech Data no Brasil fez com que a operação brasileira se posicione entre as de maior destaque na região das Américas. De acordo com Luis M. Oliveira, vice-presidente e gerente geral da Tech Data para a América Latina e o Caribe, este desempenho tem ainda especial relevância devido ao momento pelo qual passa a economia norte-americana. E se deve tanto aos aspectos macroeconômicos brasileiros quanto ao “reconhecimento pelo mercado do profissionalismo da Tech Data”. “O mercado brasileiro está apresentando forte euforia, com expansão, contratações e investimentos”, observa Oliveira. “O maior desafio é promover o crescimento sustentado, sem deixar que a base de custos fixa sofra tal nível de expansão que no futuro gere necessidade de redução”, acrescenta o vice-presidente, lembrando que a própria evolução temática do Ponto de Encontro aponta para a disposição da Tech Data em apoiar o crescimento sustentado das revendas parceiras – a primeira edição teve foco em Relacionamento, a segunda em Motivação e, esta última, adotou um tema mais voltado à gestão dos negócios.
 
Desafios para o crescimento
 
Além da programação de palestras com foco em capacitação promovidas pelos expositores, o ex-governador e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, atraiu os participantes ao apresentar os principais desafios e oportunidades nacionais e as respostas que estão sendo dadas a eles. Ao alinhar os fatores-chave para o crescimento econômico do Brasil, Alckmin apontou a necessidade de solução de barreiras como a definição de uma política fiscal mais favorável aos negócios, com redução no número de impostos e na carga tributária, e a adequação da política monetária, somando contenção de gastos públicos e definição de juros menos abusivos.
 
Alckmin lembrou que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) em apreciação pelo Legislativo endereça alguns destes desafios, o que já é uma boa notícia – e que a própria tecnologia, de informação e comunicação, é um dos melhores suportes para a melhoria da eficiência do gasto público. “Só no estado de São Paulo, a Bolsa Eletrônica de Compras e o Pregão Eletrônico, juntos, reduziram custos de forma a proporcionar uma economia de 4,5 bilhões de reais em cinco anos”, exemplificou. “O Brasil precisa avançar muito em tecnologia para não ficar para trás no cenário mundial”, apontou, lembrando que o mercado ali representado é fundamental neste processo.