Pesquisa de Satisfação de Clientes garante  prêmio da SAP à Complex
A Complex, uma das maiores parceiras full service provider da SAP no Brasil e com atuação na América Latina, acaba de receber da SAP o prêmio “Indirect Customer Satisfaction Survey Award”. A empresa é a única do Brasil a receber a premiação, que atesta a qualidade da Complex como implementadora da solução Business All-in-One.
 
A eleição da Complex para o Prêmio é resultado de uma pesquisa conduzida pela SAP em toda a Região latino-americana para medir os níveis de satisfação de usuários de sua plataforma “Business All-in-One” em relação aos serviços ofertados pelos parceiros no cada vez mais disputado segmento de pequenas e médias empresas (SME).
 
Segundo o levantamento, os usuários SAP atendidos pela Complex registraram um índice de satisfação na casa dos 72%, considerando-se tópicos como o desempenho geral da plataforma em relação à expectativa do cliente e o nível de lealdade declarado pelo cliente em relação às soluções de gestão da SAP.
 
Com 11 anos de atuação no mercado SAP, a Complex possui uma vasta carteira de clientes utilizando as plataformas de gestão da sua parceira, incluindo-se aí algumas das maiores empresas do País. Desta carteira de clientes, uma parcela de 15% está arrolada na categoria “middle market”, segmento no qual a Complex atua há apenas 1,5 ano com a solução “Business All-in-One”, e que vem crescendo a taxas próximas a 70% a cada semestre.
 
De acordo com Marcelo Leóz Fraile, Vice-Presidente da Complex, a alta taxa de satisfação atingida deve-se principalmente ao alinhamento das expectativas e necessidades dos clientes perante a solução Business All-in-One.
 
Desenvolvida sob medida para atender as necessidades do middle market, a solução SAP All-in-One abrange um grande número de aplicações pré-configuradas (“builden blocks”) para os diversos segmentos verticais da indústria. Seu objetivo é permitir que a plataforma SAP possa absorver facilmente os requisitos de negócio destas empresas com os baixos níveis de customização e com rápida implementação.
 
“Para garantir o sucesso destas implementações, a equipe de pré-vendas tem que avaliar minuciosamente os processos de negócio do usuário para garantir que a necessidade de customização não ultrapasse 20% dos processos em questão e esta análise exige alta capacitação e investimento dos consultores”, assinala Fraile.
 
Segundo o Amadeu Leopardo, Diretor da Unidade de SME, outra explicação para o prêmio está na rigorosa disciplina da Complex em obedecer às recomendações de conduta especificadas pela SAP para os processos de disseminação e manutenção de plataformas Business All-in-One. “Nossas equipes são orientadas a observar à risca a metodologia ASAP Focus, desde os primeiro contatos com o cliente até a entrega das aplicações, o que garante a máxima uniformidade e foco para a nossa atuação neste nicho”.
 
Com cerca de 700 colaboradores especializados no ambiente SAP, a Complex é uma das raras empresas do País a deter a certificação CMMI (Capabilty Maturity Model Integration), alcançando o nível 2 na versão 1.2 em seu Centro de Desenvolvimento de Software SAP e SAP NETWEAVER.
 
Além de atuar em todo o território Brasileiro através de suas unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Complex mantém atuação na África (Angola) e América Latina, além de prestar serviços remotos para clientes da Europa e EUA.