Sandisk anuncia cartão SD de alta capacidade

A Sandisk Corporation lança Sandisk Ultra SDXC, de 64 gigabytes, tido como o cartão de maior capacidade já fabricado pela empresa. Com capacidade de 64GB, velocidade de leitura de até 15MB/sg e taxa de velocidade Classe 4, o novo cartão é ideal para capturar e armazenar arquivos grandes de vídeos de alta resolução de 1080p e depois transferi-los rapidamente para o computador.

Os cartões SDXC são baseados na nova especificação SD 3.0, o que torna possível a fabricação de cartões com capacidade de armazenamento de até 2 terabytes. A estrutura de arquivos em cartões SDXC exFAT (tabela de colocação de pastas extendida) ajuda a gravação de vídeos HD de longa duração. O cartão de 64GB da SanDisk Ultra SDXC pode armazenar mais de oito horas desse tipo de vídeo com a velocidade de gravação de 9 Mbps (padrão HD).

Como a especificação SD 3.0 é recente, apenas algumas empresas já adotaram o formato SDXC em seus dispositivos. Durante a CES 2010, a Canon anunciou que todos os modelos novos de filmadora VIXIA e câmeras PowerShot são compatíveis com os cartões. A adoção difundida do SDXC deve ocorrer em uma variedade de produtos eletrônicos de consumo, que incluem televisores de alta definição, gravadores/aparelhos Blu-ray, filmadoras, câmeras, telefones celulares, sistemas de navegação e computadores. Os leitores de cartão da Sandisk Imagemate são compatíveis com os cartões SDXC em PCs que utilizam sistema operacional com suporte para exFAT. 

O cartão será comercializado no mercado brasileiro a partir do mês de maio.