São Paulo é palco da 29ª edição do CIAB FEBRABAN
Maior evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina reunirá mais de 180 expositores que apresentarão as tendências e inovações tecnológicas para o setor; especialistas brasileiros e internacionais marcam presença nas palestras e painéis do congresso


Começa hoje, em São Paulo, a 29ª edição do CIAB FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras. Principal evento de tecnologia para o setor financeiro do Brasil, o CIAB contará com uma área de exposição de 36 mil m² e reunirá mais de 180 expositores, 52 patrocinadores e cerca de 300 palestrantes que debaterão temas relevantes sobre inovações tecnológicas, transformação digital e o futuro do sistema financeiro.
Com o tema central "Conectado com o Cliente, Contribuindo para a Sociedade", o evento irá mostrar como o consumidor vivencia e se relaciona com o universo bancário. Afinal, o mundo digital e as mídias sociais criaram um novo benchmarking, que precisa ser igualado por praticamente todas as indústrias. O foco passou a ser o cliente.
E a tecnologia é a ferramenta que possibilita essa maior interação entre consumidores e bancos. No evento, estarão em discussão temas como blockchain, open banking, inovação, fintechs e startups, serviços de tecnologia, regulação, meios de pagamentos, seguros, futurismo, segurança e cibersegurança, a jornada do cliente e os provedores de soluções e negócios. "O CIAB FEBRABAN é um fórum de discussão não apenas das tendências da tecnologia, mas também de sua aplicação de forma mais ampla: nos modelos de negócios, nos meios de pagamento, no atendimento e no relacionamento com os clientes, nas transferências bancárias, entre outras finalidades", afirma Gustavo Fosse, diretor de setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.
A edição anterior, em 2018, o evento contou com mais de 23 mil visitantes, e novamente esperamos registrar essa marca de público, acrescenta o executivo.
Os mais de 180 expositores reunirão empresas multinacionais, startups, companhias internacionais e fornecedores de diferentes soluções tecnológicas para o mercado financeiro e bancário. Além da participação de grandes e reconhecidas multinacionais, o Lounge Fintech, integrado à exposição, reunirá startups em um ambiente propício para o networking com os executivos do setor.

Novidades do CIAB:

O evento promoverá a 4ª edição do Fintech Day, um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil. Neste ano, o campeonato conta com 40 startups selecionadas para participarem do evento, mais do que o dobro registrado no ano passado, sendo 35 brasileiras e 5 internacionais - do Canadá, Inglaterra, México e duas de Israel. O objetivo da competição é identificar startups que tenham sinergia e potencial para colaborar com bancos, seguradoras e instituições financeiras.
Das 40 fintechs, o júri do evento selecionará dez para um campeonato em 13 de junho. Segundo a organização, as cinco melhores avaliadas poderão fazer reuniões com pelo menos três líderes de bancos. Já representantes das três fintechs melhores avaliadas pelo júri ganharão passagem e hospedagem para participar do estande do CIAB FEBRABAN no congresso Money 2020, que ocorrerá em outubro, em Las Vegas.
Com a temática "Entender para atender melhor os clientes na era da economia analítica", o CIAB FEBRABAN promove pela terceira vez o Hackathon, uma maratona de 48 horas, realizada no último final de semana, voltada a pessoas que tenham ideias de soluções disruptivas para o mercado financeiro. Os quatro grupos finalistas foram premiados com ingressos para os três dias do congresso e poderão demonstrar suas soluções em um dos balcões de exposição durante o evento. A final do Hackathon está programada para hoje (11). A equipe vencedora terá direito a duas reuniões com lideranças de grandes bancos para apresentar seu projeto, além de cinco notebooks, US$5.000 em créditos para uso na plataforma AWS e ingressos para assistir o Brasil na Copa América.

Plataforma digital Noomis

Os organizadores do CIAB FEBRABAN anunciam hoje (11) a criação da plataforma digital Noomis, em parceria com a Wipro, que entrará no ar em setembro, um ponto de conexão entre pessoas e empresas do setor financeiro com interesse na evolução tecnológica. A criação da Noomis foi uma forma que os responsáveis pelo evento de TI encontraram para democratizar o conteúdo do congresso ao longo de todo o ano por meio de análises, reportagens, blogs, vídeos, podcasts e newsletters.
A Noomis vai reunir os profissionais e especialistas mais relevantes da área, e será uma comunidade para incentivar o encontro de experiências, divulgar tendências, aprofundar conhecimentos, gerar networking e novas possibilidades de negócios. O estande da plataforma digital está localizado logo na entrada do CIAB FEBRABAN.
Para conferir a programação completa, acesse: ciab.com.br/

Serviço:
Congresso CIAB FEBRABAN
Data: 11 a 13 de junho de 2019
Local: CIAB FEBRABAN - Transamérica Expo Center (Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro)