Sistema Inteligente de Saúde da It’sSeg colabora para que as companhias controlem o  avanço do Covid-19 entre os funcionários
A SYNNEX Westcon anuncia que, em parceria com a W&S Central IT, atuou junto à It’sSeg na criação de seu Sistema Inteligente de Saúde, capaz de cruzar informações de modo a mostrar a seus clientes qual é a parte da população da empresa mais vulnerável à Covid-19 e, assim, permitir providências destinadas a proteção dos colaboradores da empresa, frente à exposição ao risco.
 
O projeto também teve atenção à privacidade de dados, especialmente por lidar com dados de saúde. De tal maneira que tanto a It´sSeg como a W&S (controlador e operador) pensaram a solução de modo a se adequar à LGPD (lei geral de proteção de dados).
O Power BI se baseia no Azure, que é a plataforma de computação em nuvem da Microsoft e conta com os mais altos níveis de segurança e conformidade. Os dados em trânsito e em repouso das aplicações são criptografados e a construção dos dashboards foram pseudonimizados.
 
A It’sSeg oferece, entre outros serviços, a gestão de seguros e benefícios de saúde. Atende atualmente a cerca de 850 clientes corporativos, de diversos portes, que, juntos, oferecem benefícios a mais de 750 mil pessoas. Como consultora de riscos e intermediária entre seus clientes e as operadoras de serviços de saúde, identifica o perfil de uso de cada beneficiário, além de auditar os procedimentos e atendimentos realizados.
 
Para conter a pandemia
O mapeamento da população dos beneficiários dos planos de saúde tem sido muito útil em tempos de Covid-19. O Sistema Inteligente de Saúde da It’sSeg mostra quais são grupos de risco, por diferentes fatores. Com o advento da pandemia, os clientes passaram a indagar sobre os riscos entre seus beneficiários. Graças à inteligência incorporada ao projeto do sistema, já era possível mostrar ao cliente da It’sSeg as diversas morbidades entre suas populações. No momento da pandemia, avaliar o risco foi uma questão de cruzar dados.
 
João Siqueira, diretor de tecnologia, relata que rapidamente mobilizou seu time para desenhar dashboards com dados do Covid-19. Assim, além de todos os grupos com riscos à saúde que já podiam visualizar, passaram a contar com uma tela onde conseguem consultar quantos casos e comorbidade há em sua população. Cruzando morbidades com dados etários, o cliente identifica os funcionários que correm maiores riscos. Com um detalhe: o RH não sabe quem são essas pessoas; mas os médicos que trabalham para a It’sSeg ou diretamente para as empresas sabem, e passam a acompanhá-las mais de perto, sugerindo medidas de prevenção.
 
Acesso aos dados de diferentes modos conforme as autorizações conferidas a cada usuário é uma das funcionalidades do Sistema Inteligente de Saúde da It’sSeg destacada por João Siqueira:
 
“É importante notar que eu levo dados já renderizados e sumarizados para uma parcela dos usuários, que são os departamentos de Recursos Humanos de nossos clientes. Mas eu preciso disponibilizar dados abertos para consulta dos médicos, para pessoas de nossa equipe ou alguns usuários entre nossos clientes”.
 
Ele explica que a It’sSeg entrega com agilidade diversos modelos de relatórios, entre eles os específicos para a área financeira, para gestão do cliente, auditoria e para os médicos. E comenta o volume de dados que o sistema reúne e classifica:
 
“Nosso sistema reúne os dados de todas as consultas, exames e interações médicas que cada um dos 750 mil beneficiários realizou nos últimos 40 meses. Estou falando de um volume de dados muito grande. Tomando 750 mil pessoas em 40 meses temos uma quantidade de eventos médicos que totalizam vários milhões de linhas numa tabela principal, que se transborda em outras tabelas do banco de dados”.